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Este é um trabalho solicitado pelo componente Curricular  Referenciais Teóricos Metodológicos Da História  No Ensino Fundamental que tem c...

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CIDADE DE SALVADOR






CARREIRA DAS ÍNDIAS



Nome dado à ligação marítima entre Lisboa e os portos da Índia (Cochim e Goa), a qual - após a viagem  precursora de Vasco da Gama em 1947/1948 - perdurou durante mais de três séculos (até à centúria de 1800), constituindo-se na maior e mais prolongada rota de navegação à vela. https://carreiradaindia.wordpress.com/.

Caravela

Caravela

Bagantim



1 de fevereiro de 1549 saiu de Lisboa, sob o comando de Tomé de 
Souza a esquadra três naus grandes, duas caravelas    e um bargantim,  em direção a Bahia, chegando a seu destino em 29 de março. 





Descrevendo muito bem o local como região tão grande que de três partes se dividisse o mundo, ocuparia duas, além de fresca e mais ou menos temperada, tendo muitos frutos, um mar com muitos bons peixes, pomares tão belos como nunca tinham visto.

Em 31 de março desembarcaram os portugueses em ordem de combate para demostrar aos índios a ideia de força. Na frente iam os padres com a cruz em sinal de paz. 




Antiga Av. Contorno.

O primeiro mês ocupou-se em estabelecer a paz com a gente da terra, abrir roças para o plantio de mantimentos para tanta gente, repara a cerca antiga da povoação do Pereira, percorrer a redondezas à procura de local apropriado para a povoação grande e forte.
Dentro em pouco iniciava a limpeza dos terreno, a abertura de alicerces, a estacada e as construções da Cidade de Salvador, nome que o rei deu à cabeça do Brasil, o sítio a meia légua do  ponto de desembarque. Era uma colina debruçada a pique sobre o mar, onde havia bom porto e varadouro   para as naus, bons ares, abundancia de água e defesas naturais. Dos locais visitados, o melhor lugar para defende-se era a Tapagipe que seduzira Tomé de Souza. A cidade surgia, como nenhuma outra em seu tempo em pouco já tinha 1000 pessoas e uma completa organização judiciária, fazendária, administrativa e militar.




·         

    Vila Velha continuaria como uma espécie de subúrbio ligado à cidade pelo Caminho do Conselho (Av. Sete de Setembro), onde morava Caramuru, sua família e os que se dedicavam a lavoura de mandioca e outros mantimentos que forneciam aos moradores. 




Avenida Sete de Setembro Atual



















 




              http://lcfaco.blogspot.com.br/2015/09/a-centenaria-avenida-sete-de-setembro.html




 EM MUITO CRESCIMENTO

                                      


    A população crescia rapidamente, ultrapassando os limites fortificados. Vieram na expedição poucas mulheres brancas, isso interferia na natalidade resultante da união de muitos colonos com duas a quatro índias. Por outro lado, índios eram violentados e tomados como escravos ou para vender no reino, as negras eram raptadas ou presas para mancebas dos brancos. Enquanto a mestiçagem, estimulada pela inclinação lusa por mulheres de cor fazia crescer a população por um processo de espontânea autocolonização.






Tomé de Souza





Recaiu em Tomé de Souza, por insinuação do conde de Castanheira, a designação para primeiro governador geral do Brasil. Desejoso do êxito da importante missão, D. João, depois de lavrar o regimento e a carta de nomeação, assinou leis complementares sobre o fisco e a justiça e        escreveu a Diogo Alves Caramuru uma carta recomendando   que ajudasse a Tomé de Souza.  
Mem de Sá

Mem de Sá, em 1558 assumiu o governo geral, encontrando a Bahia mais larga que a antiga fortaleza; os muros de taipa iam desaparecendo. Uma das medidas que tomou logo ao chegar foi o aldeamento os indígenas que não permitiam que se abrisse fazenda. 

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